logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  Substituição da Válvula Mitral e Aórtica
Substituição da Válvula Mitral e Aórtica

Dr. Jose Armando Mangione, Cardiologia
Publicado em 19/09/2017 - Atualizado em 18/08/2019



A válvula mitral é a estrutura do coração responsável pela passagem de sangue do átrio para o ventrículo esquerdo.

No adulto pode ocorrer estreitamento (estenose) dificultando a passagem de sangue ou insuficiência causando retorno do sangue do ventrículo para o átrio esquerdo.

O tratamento cirúrgico quando necessário pode ser realizado através de preservação da válvula, em casos onde existe um menor comprometimento do aparelho valvar, fazendo-se somente o reparo chamado de plastia.

Tipos de Próteses

Nos casos mais avançados que exigem troca valvar existem 2 opções de próteses: a biológica e a mecânica.

A prótese biológica é constituída de pericárdio porcino ou bovino e a prótese mecânica é feita de material sintético.

                 

Estas duas técnicas necessitam o auxílio de um aparelho de circulação extra-corpórea que oxigena o sangue durante o ato cirúrgico.

Vantagens e Desvantagens

Existem vantagens e desvantagens destes dois tipos de prótese. A biológica não necessita tomar um remédio chamado de anticoagulante e é silenciosa. Sua desvantagem é a sua durabilidade, pois se desgasta ao longo do tempo e necessita ser trocada. A mecânica por sua vez, necessita a medicação anticoagulante, tem certo ruído parecido com um relógio, por outro lado, possui uma durabilidade longa, normalmente não necessita ser trocada.

Outras técnicas

Existem técnicas menos invasivas transcateter que podem ser utilizadas em casos selecionados de estenose e de insuficiência:

- A valvuloplastia com cateter balão: indicada para o tratamento da estenose mitral é realizada com anestesia local e por punção de uma veia da região da virilha. Nestes casos o balão é insuflado no anel da válvula mitral aumentado a abertura dos seus folhetos.

- O MitraClip: dispositivo mais recentemente disponível, aproxima os 2 folhetos da válvula em casos de insuficiência necessita o Ecocardiograma Transesofágico para guiar o procedimento e anestesia geral.

Estas 2 técnicas são realizadas no laboratório de hemodinâmica (cateterismo cardíaco) e não necessitam de circulação extracorpórea e diminuem o tempo de internação hospitalar.

Para o tratamento da válvula aórtica que é a responsável pela passagem do sangue do ventrículo esquerdo para a aorta, na maioria das situações o procedimento cirúrgico efetuado é a troca valvar e as 2 próteses referidas acima podem ser utilizadas.

Existe atualmente, uma prótese mais moderna de implante rápido que diminui o tempo cirúrgico e consequentemente de circulação extracorpórea.

Está disponível também o implante transcateter valvar aórtico, conhecido como TAVI, indicado nos casos de estenose aórtica calcificada do paciente idoso, que apresentem risco cirúrgico moderado, elevado ou proibitivo.

O procedimento é realizado no laboratório de hemodinâmica e pode ser feito somente com sedação e não necessita de circulação extracorpórea.

A via de acesso, habitual é por punção da artéria femoral e as válvulas são montadas em uma estrutura metálica de cromo-cobalto ou nitinol. A primeira é expansível por balão e a segunda possui um mecanismo auto expansível.  Os resultados publicados na literatura têm sido muito favoráveis e sua utilização encontra-se em rápida expansão, estimando-se que neste ano mais de 100.000 procedimentos serão feitos em todo mundo utilizando esta nova tecnologia.

 

Deixe um comentário
Foto
Comentários
  1. Tudo bem pode me falar da válvula///tavi// para colocar numa idosa de 77 anos quais os riscos já que é cardíaca diabética hipertensão qual o procedimento é valor do procedimento.

  2. Eu fiz cirugia com 5 anos com o dr. Maurilho e Brinberge eu tinha problema de coração dês que eu nasci mais minha mãe sentiu que eu tinha alguma coisa aí depois os médicos disse que eu tava em risco de morte depois eu com cinco anos eu fiz a minha cirugia de coração agora eu tenho 9 anos

  3. OPEREI DIA 18/7/19,ESTOU APRENDER MUITO COM AS LEITURAS SOBRE VOSSAS Orientações. MINHA RECUPERAÇÃO ESTÁ SENDO RÁPIDA.,GRACAS A DEUS. JÁ CAMINHO, EMBORA COM UM POUCO DE CANSAÇO.,EMBORA COM ALGUMAS DORES. QUANDO POSSO COMEÇAR A DIRIGIR O MEU CARRO? MUITO OBRIGADO PELAS VOSSAS RECOMENDAÇÕES. BOA NOITE. ANTÓNIO PEDRO-PARIS FRANCR

  4. Fiz está cirurgia através da veia aorta com a colocação de uma válvula. Cirurgia com sucesso

  5. Tem estenose mitral moderada a importante. tenho 38 anos ..Morro de medo de realizar a cirurgia de peito aberto. Tive uma gravidez muito tranquila em 2008, já tinha detectado esse problema, há possibilidades de viver sem cirurgia?

  6. Meu pai fez a cirurgia de troca da válvula mitral, foi a óbito no próximo dia.

  7. Bom dia,tenho uma dúvida e gostaria de uma explicação,tenho 62 anos e já passei por várias cirurgias cardíacas e a última que faz 2 anos e meio foi troca da válvula aórtica, mas ponto escapou vem no canto da válvula,a cirurgia tem que ser de peito aberto ou tem outro procedimento?

  8. Oi boa noite tenho uma filha de 1 ano e 11 messes ela vai ter que faze essa cirurgia estou com medo qual colocar ela e tão novinha e qual reação em criança da me ajude meu Whatsapp 53 991645790

  9. Quanto tempo em média uma pessoas assintomáticas demora em média na fila do Incor para fazer a cirurgia após solicitar os exames ? Alguém saberia me responder . Grata!

  10. Fiz uma cirurgia e troquei a valvula aortica e fiz também uma oblação .tinha muita taquicardia ,já fazem 2 anos fiquei com os batimentos controlados até agora. Mais este mês já tive duas vezes taquicardia e o meu batimento não abaixa. Tenho 68 anos e a minha valvula e a biológica. O que pode ser isso?

  11. fui operado a´valvula mitral em Janeiro 2019- colocaram uma válvula mecanica- SÓ QUE ANTES TINHA SIDO OPERADO A PRIMEIRA VEZ POR CAUSA DA FEBRE REUMATICA A VALVULA. NA AFRICA DO SUL, FOI AOS 18 ANOS,... TENHO AGORA 70 ANOS, A VALVULA DUROU 50 ANOS, ELES DISSERAM QUE ERA MATERIAL DE MACACO´´!!! ESTES AQUI COLOCARAM DE NETAL, SERA´MELHOR? SO´QUE DEIXEI DE VER´´... E PERDI A VONTADE DE COMER JA´PERDI 10 KILOS- E´NORMAL?

  12. Minha irmã tem que fazer uma cirurgia na válvula mitral no Incor são Paulo mais dar muito medo essa cirurgia tem alguns riscos?

  13. Minha mãe descobriu por acaso que tem estenose valvar. Vai ter que trocar a válvula aortica e talvez a mitral também. A fila do sus aqui na minha cidade esta gigantesca e essa cirurgia fica em aproximadamente uns 50 a 60 mil reais (valor bruto, sem desconto nenhum, incluindo hospital e equipe cirúrgica). Optamos pela válvula biológica , pois a válvula metálica pode desencadear vários outros problemas, como a coagulação do sangue. Boa sorte a todos!!!

  14. tenho uma prótese mecanica mitral a 9anosn ultimamente estou sentindo uma dorzinha estranha lá dentro . Poder ser perigoso? estou com medo..

  15. Que já fez uma sirurgia com anel maleavel.agora preciso fazer emprantes de valva mitral e aorta,pode fazer esse procedimento menos invisível????

  16. Fiz uma cirurgia troca valvar protese biologica nao presisa ter medo muito simples recuperacao rapida tem 2meses falta de ar no comeco normal anemia tambem mas rapido passa

  17. Bom dia tenho problemas na válvul aortica com calcificação das válvulas importante restrição da dinâmica sistolica como não tenho plano de saúde estou aguardando na fila do SUS que esta muito longa gostaria de saber quais cuidados tenho que tomar para que nao se agrava minha situação obrigada

  18. Bom dia eu fiz cirurgia do coração troquei a válvula Orta por uma de metal e se me abaixo rápido ou me levanto rápido parece que ela se meche e normal acontecer isso faz 3 meses eu fiz a cirurgia

  19. Gostaria de saber qnt fica pra trocar a valvula mitral preciso dessa informação urgente. Obrigada

  20. Boa tarde, tenho problema na mitral e preciso de uma cirurgia. Sei que existe vários métodos para manter minha válvula nativa. Infelizmente e só tenho o SUS estou na espera. Hoje meu maior desejo era manter minha válvula nativa!....

  21. Boa tarde, meu cardiologista determinou que está no momento de realizar cirurgia para implante de válvula aórtica (insuficiência aórtica - válvula bicuspide). O meu grande dilema está sendo sobre a opção pelo tipo de válvula (mecânica ou biológica). Tenho 45 anos, e a idéia de tomar anticoagulante pelo resto da vida me perturba. Quanto a válvulas biológicas, qual é a marca, modelo, que mais tempo dura. Se for possível, me dê um norte. Obrigado

  22. Olá Boa noite fiz cirurgia de válvula mitral biológica com 19 anos hoje estou com 33 anos estou precisando troca a prótese mitral biológica pois não estou conseguindo fazer mas nada que canso muito.

  23. Boa tarde, meu exame mostra insuficiência mitral, de grau discreto e insuficiência aórtica de grau discreto. Tenho 40 anos. Devo me preocupar ?

  24. Tenho que fazer cirurgia do coração outra vez qual seria à melhor

  25. Tenho valvula ortica e mitral de metal eu sempre escuto as minhas valvula ele sempre dispara e tenho dor tambem eu engordei bastante tambem eu queria saber se eu poso tomar alcachofre

  26. Tenho uma prótese aórtica há 24 anos. O som que ela faz só ouço quando me deito em algumas posições, se fica audível apenas mudo a posição e deixo de ouvir. Nunca senti dores. Faço uso de Marevan.

  27. Coloquei minha válvula metálica a seis anos e as vezes o barulho me atrapalha bastante ..se tiver mais de seis pessoas no mesmo ambiente me causa fobia , fico com ela acelerada ..

  28. Por favor alguém aí que tem válvula metálica conseguiu se aposentar!

  29. coloquei a válvula metálica ela barulha bastante!

  30. Olá boa tarde a todos.eu já fiz duas cirurgias de troca de válvula mitral ! já faz um ano sempre sinto dor no peito é normal !

  31. Tenho estende minha válvula não abre o suficiente para passagem do sangue ela só libera 180 ml,ela está bastante calcificada. Pergunta. E possível uma microcirurgia de recuperação? Ou tem q ser a cirurgia tradicional aquela q corta o meio do tórax?

  32. Quero saber se existe possibilidade de trocar válvula TRICÚSPIDE, pelo método Menos invasivo.

  33. Tenho prótese biológica mitral desde novembro de 2016 e tomo anticoagulante Xarelto. Adquiri gastrite pelo uso deste medicamento. Minha médica nunca me disse que eu não preciso tomar anticoagulante. será que é por causa da fibrilação mitral?

  34. Estou muita canseira tenho problema de valvula mitral . Isso é grave ?

  35. Meu pai vai se operar dentro de pocos dias estou muito preocupado, a operacao tem riscos mas e a sujestao medica... Qual e a posibilidade de morte?

  36. Juliano, como foi isso? Pode me ajudar?

  37. Minha mãe vai fazer essa cirurgia, mitral e aórtica. Estou precocupado após ler algumas mensagens por aqui, principalmente, aquela filha que perdeu o pai. Queria ouvir sua opinião.

  38. Meu Pai fez a cirurgia de válvula há dez dia e não resistiu veio a óbito ele tinha 75 anos estou muito triste perdi meu pai.

  39. Para a troca de valvula aortica a cirurgia ,hoje, fica em quanto, uma estimativa, só para eu ter ideia...paciente não tem plano de saúde. obrigada

  40. Meu marido precisa fazer esta cirurgia, tem 72 anos, gostaria de saber qual método é melhor indicado.?

  41. Meu pai fez essa cirurgia de colocar válvula a 2 meses atrás a cirurgia foi mal feita válvula mal colocada deu complicações infelizmente veio a óbito aguentou 11 dias só após a cirurgia

  42. Bom dia tenho 50 anos e tenho faço o acompanhamento com o cardiologista Dr. José Humberto Silva Henriques desde os meus 28 anos e já me submeti ao Cateterismo com 32 anos. Agora por recomendação e necessidade tenho que me submeter a cirurgia de substituição da Valvula Mitral no máximo de 1 ano pois ela já se encontra com funcionamento comprometido. Peço sua orientação onde seria o melhor hospital pra se fazer esse procedimento. Moro em Uberaba MG. e tenho plano de saúde Unimed.

  43. Estou para fazer cirurgia para trocar a válvula da aorta, estou com muito medo de morrer na cirurgia e também do processo de recuperação. O que me aconselha?!

  44. Fiz retroca de válvula mitral a dois meses, mas eu sinto muita falta de ar e me canso pelo menor esforço físico. As vezes tenho arritmia a noite enquanto durmo.

  45. gostaria de saber meu esposo vai fazer a troca da valvula aortica hoje ele tem a de porcino e vai ser preciso trocar .eu achei interessante a mitral

  46. Gostaria fvr informassem o que é relaxamento da válvula mitral. Grata

  47. Tenho 53 anos e a um ano atrás fiz a troca da válvula mitral, o meu médico optou pela biológica, estou me sentindo bem sem cansaço e com muito mais qualidade de vida. Não tenho vícios mas, também não costumo fazer exercícios. Bem a minha grande duvida e com que diz respeito a durabilidade desta prótese biológica. Será que foi feita a opção certa?

  48. Eu estou com recomendação para troca de válvula aorta. Eu não conheço médicos na área. Se tiver alguma sugestão me informe por favor. Tenho UNIMED Central Nacional e gostaria de fazer beneficência portuguesa sp.

  49. Minha mãe operou a 1 mês colocou a válvula metral, e ela não dorme de madrugada, tá ansiosa, e parece tá com problema de cabeca, e normal ?

  50. Estou com cirurgia marcada para dia 22/01/2019, só que até o momento não sei que protese colocar, pois tenho 57 anos. A ideia era colocar uma protese de longa duração biologica. Gostaria de uma orientação. Mesmo que corra o risco de uma nova cirurgia.

  51. Meu pai tem 71 anos está internado no hospital Icarai em Niteroi na unidade coronariana.. Ele precisa fazer a troca da valvula mitral biologica que ele colocou a 9 anos atrás. Só que os médicos estão com medo. Já levei ele a vários médicos particulares além do Plano de saúde e todos estão com medo de fazer o procedimento. Meu pai está na esperança de algum médico conseguir resolver o problema dele.

  52. Minha sogra tem 87 anos precisa fazer esta cirugia de troca de valvula menos evasiva.Mas o plano de ssude que ela paga a mais de25 anos não cobre esta nenos evasiva e não temos condicao de pagar particular. Como podemos fazer para conseguir pelo SUS?

  53. Ótima explicação.

  54. Muito esclarecedor a forma q vcs falam sobre a válvula mitral e e descrevem as opções de tratamento. Parabéns

  55. Bom dia. meu esposo tem uma válvula no coração. Ele está passando muito mal, com fortes dores no peito. O médico que acompanha ele do hospital do coração, disse que é normal. Isso é verdade mesmo?

  56. Espero que essa orientação seja de segurança, visto que que é um procedimento muito serio trocar valva em pessoa a partir dos 50 anos .

  57. estou a espera de uma cirurgia aproximadamente 2 anos e 10 meses ,estou a cada dia piorando meus sintomas ,tenho q procurar outras ajudas ,e pra isso tenho que saber quanto custa uma cirurgia dessas ou as valvulas mitral e a aortíca?por favor me ajude ....obrigada !!!

  58. Marcos dos santos, procure o HONPAR em Arapongas -PR, basta fazer uma consulta com um cardiologista da cidade, ele vai te encaminhar e lá eles te atendem pelo SUS, é bem rápido. Você precisa dizer que mora em Arapongas.

  59. Boa noite Tenho descolamento da Valvola mitral desde 1995 tenho vivido por milagre passei 10 anos sentindo deres fortes não podia ficar no Sol de jeito nenhum de lá pra cá já me acostumei com a dor tem hora que meu coração fica batendo como um caroço de abacate dentro do peito, depois de tanto tempo gostaria de saber se tem algum lugar que me dá um tratamento gratuito pois não tenho condições de pagamento. Me ajudem por favor Deus abençoe a todos em nome de Jesus

  60. Em janeiro 2018 troquei a valvula aortica pos estava calcificada e com estenose, fui na nutricionista ela me indicou a tomar pantetonato de calcio, queria saber se o calcio faz calcificar as valvulas .obrig.

  61. Minha mãe e cardiaca e operada a 23 anos trocou a valvula mitral e a orta e agora deu problema a dificuldade e encontra vaga em hospital para refaser a cirurgia .

  62. em 2015 fui submetido á cirurgia valvar mitral aortica,devido á calcificaçao e foi iplantada a biologica,sou dispensado de qualquer mdicamento,e me sinto bem.porém faço suplentaçao por conta própia(omega3,oleo de coco,magnesio e outros).eu pergunto:posso usar suplemento que contem calcio.por exemplo-calmagdk2

BrazilHealth
Mais Lidos
11 alimentos que reduzem o colesterol - Harvard Medical School
Recentemente cardiologistas brasileiros estabeleceram valores mais rígidos de colesterol ruim. Conhe...

Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

O PSA após a cirurgia ou a Radioterapia - Dr. Fernando Maluf
Você sabe qual é o valor do PSA que indica a volta do tumor após a cirurgia? Será que o PSA associad...

O que é Medicina Integrativa? - Editorial
Na contramão da medicina tradicional e ortodoxa, terapias alternativas estão ganhando cada vez mais ...


Relacionados
10 Dicas para Cuidar da Pele no Verão - Dra. Adriana Vilarinho
Hábitos saudáveis e adequados vão te ajudar a manter a pele bonita e radiante o ano inteiro

Alergia ao Leite da Vaca: Como Alimentar o bebê? - Renata Pinotti
Alimentar um bebê ou uma criança que tenha alergia ao leite da vaca pode parecer um grande desafio. ...

Cuidados bucais aos Cardiopatas - Dr. Laércio Vasconcelos
As bactérias da boca podem levar a formação de placas de ateroma, relacionadas à ocorrência do acide...

11 Dicas para driblar o estresse! - Dr. Otávio Celso Eluf Gebara
A permanência prolongada em alto nível de estresse pode causar sérios problemas de saúde. Conheça al...

BrazilHealth