logo

BrazilHealth
Fazer login
As 4 doenças Cardiovasculares que mais matam

Augusto Braga, Editorial
Publicado em 11/09/2017 - Atualizado em 21/09/2017


Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte, mais de 17 milhões de pessoas por ano em todo mundo. 

Observa-se que parte das vítimas tinha comportamentos considerados não saudáveis, como o tabagismo, o consumo de alimentos com excesso de sal e o sedentarismo.

Fatores de Risco

Segundo a OMS, os fatores de risco comportamentais classificados como mais importantes pela OMS, no caso de doenças cardiovasculares, são: dietas não saudáveis, sedentarismo, tabagismo e consumo abusivo de álcool.

Existem fatores não comportamentais como a predisposição genética, que não pode ser alterado. Mas os maus hábitos definitivamente antecipam e agravam o aparecimento dos problemas.

 

As 4 doenças cardiovasculares que mais matam

1.      Infarto agudo do miocárdio

Conhecido popularmente como ataque cardíaco, o infarto agudo o miocárdio se caracteriza pela ausência ou pela diminuição da circulação sangüínea no coração, o que priva o músculo cardíaco (miocárdio), no local acometido, de oxigênio e de nutrientes, causando lesões importantes que podem levar até a morte de suas células, conforme o tempo de duração do evento. Com isso, o funcionamento do coração, que trabalha como uma bomba mecânica, pode ser seriamente afetado.

 2.      Doença vascular periférica

Decorre do depósito de gordura com obstrução das artérias periféricas do corpo. Nos membros inferiores, por exemplo, ocorre redução do fluxo de sangue para as pernas, com queixas de dor e de dificuldade para caminhar associadas à queda da temperatura local com dormência.

3.      Acidente vascular cerebral

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é conhecido popularmente como "derrame cerebral". O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

Nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida. O AVC atinge pessoas de todas as idades, sendo raro na infância. Deve ser considerado como um ataque cerebral, pois é a causa mais frequente de morte e incapacidades na população adulta brasileira.

4.      Morte Súbita

Compreende o quadro de óbito de forma súbita, sendo causado, principalmente, pelo infarto agudo do miocárdio. Mas não se pode esquecer, especialmente os jovens, das doenças cardíacas congênitas, ou seja, aquelas adquiridas geneticamente e desenvolvidas com o passar dos anos.

Acompanhe o portal diariamente, pois ao longo de todo o mês de Setembro iremos abordar diferentes temas e dar importantes dicas para a saúde de seu coração!

BrazilHealth
Cuidados que ajudam na preservação da fertilidade - Dra. Melissa Cavagnoli
A higiene corporal, Inclusive a íntima, é fundamental para evitar problemas de saúde. No verão as al...

Mitos e Verdades sobre a Febre Amarela - Ministério da Saúde
Desde o início dos casos de Febre Amarela, muitas informações foram passadas sobre a doença, mas é i...

Fontes de cálcio aos intolerantes à lactose - Harvard Men's Health Watch
Quais são as melhores fontes de cálcio para pessoas que são intolerantes à lactose? Essa é uma pergu...

O Risco das Doenças Vasculares no Verão - Dr. Breno Caiafa
De acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV-RJ), as...

Lentes de contato no verão - Dra. Cleusa Coral Ghanem
É possível usar lentes de contato no mar ou piscina? Pode-se usar lentes em viagens de avião? Lentes...

Micose no verão: Cuidados para evita-lo - Dr. Murilo Drummond
O verão é a estação preferida de muitos brasileiros. Mas, o clima quente e chuvoso também é extremam...

As 5 dietas dos famosos que você deve evitar - Redação
Anualmente, sociedade dietética britânica elege cinco dietas que, embora popularizadas por celebrida...

BrazilHealth