logo

BrazilHealth
Fazer login
Quanta água você deve beber?
Heidi Godman
Publicado em 22/01/2017


O segredo para ficar hidratado é beber líquidos ao longo do dia.

Você provavelmente já sabe que é importante beber bastante líquido, principalmente quando o calor chega e a temperatura sobe. Mas ficar hidratado é uma necessidade diária que independe dos termômetros. Infelizmente muitos adultos não ingerem líquidos suficiente, especialmente os mais velhos. "As pessoas mais velhas sentem menos sede do que quando eram mais novas. Isso pode se tornar um problema ainda mais se elas tomarem medicamentos que causam perda de líquidos, com um diurético", diz o Dr. Julian Seifter, especialista em rim Professor Adjunto de Medicina na Harvard Medical School.

O papel da Água

A água é responsável por manter todos os sistemas do corpo funcionando corretamente. De acordo com o estudo publicado pela Harvard Medical School a água tem vários papéis fundamentais no corpo humano, tais como:

  • Levar nutrientes e oxigênio para as células
  • Eliminar as bactérias da bexiga
  • Ajudar a digestão
  • Ajudar a prevenir a constipação
  • Normalizar a pressão arterial
  • Estabilizar batimento cardíaco
  • Proteger os órgãos e tecidos
  • Regular a temperatura corporal
  • Manter equilíbrio de eletrólito (sódio)

Por isso, dar ao seu corpo líquido suficiente para realizar todas essas tarefas significa estar hidratado.

Quando não ingerimos líquido suficiente, ficamos desidratados. Os sinais de alerta da desidratação incluem fraqueza, queda pressão arterial, tontura, confusão, urina com cor escura.

Então qual é a quantidade ideal de água que devemos beber? A maioria das pessoas precisa de cerca de 4 a 6 copos de água por dia.

As Necessidades Variam

A recomendação de 4 a 6 copos de água por dia é geralmente dada para pessoas saudáveis. Essa quantidade pode mudar de acordo com o quadro clínico de cada um. O aumento do consumo de água pode ser sugerido para pessoas que tem alguma condição de saúde como problemas na tireóide, problemas renais, hepáticos ou cardíacos; ou para quem estiver tomando medicamentos que retêm líquidos como antiinflamatórios não esteróides (AINEs), analgésicos opióides e alguns antidepressivos.

E qual é a quantidade ideal para quem se encaixa em uma dessas categorias? Não há uma resposta padrão. Dr. Seifter diz que a quantidade de água deve ser definida individualmente de acordo com a necessidade de cada um, e que para isso, é importante consultar um médico.

Mas até mesmo a quantidade ideal de consumo de água de uma pessoa saudável pode variar, especialmente se ela se exercita com frequência, se transpira muito, ou se fica exposta no sol, no calor. Se você estiver se perguntando qual a quantidade de água que se deve beber nessas ocasiões, fale com seu médico, mas em geral, para pessoas saudáveis, a recomendação é beber de 2 a 3 copos de água por hora, ou até mais dependendo do caso.

Dicas para ficar Hidratado

Não é apenas a água que nos mantém hidratado. Todas as bebidas que contêm água contribuem para as nossas necessidades diárias. É um mito dizer que as bebidas com cafeína ou aquelas que contém álcool nos desidratam porque nos fazem urinar mais. Elas desidratam, mas ao longo do dia, a água dessas bebidas ainda leva a uma contribuição líquida positiva para o consumo total de fluidos, de acordo com o artigo publicado na Harvard Men's Health Watch de 2015.

Mas é claro, a água ainda é a melhor escolha de bebida para sua saúde. Lembre-se que as bebidas açucaradas podem levar ao ganho de peso e inflamações, o que pode aumentar o risco de desenvolver doenças como diabetes. Excesso de cafeína pode aumentar o nervosismo, causar insônia. E o consumo de álcool deve ser limitado a uma bebida por dia para mulheres e 1 a 2 bebidas por dia para homens.

Para evitar a desidratação, é fundamental beber líquidos gradualmente ao longo do dia. Uma maneira fácil de fazer isso é tomar um copo de água nas refeições, socialmente ou ao tomar remédios.

Por fim, lembre-se que alimentos ricos em água como saladas, frutas, compota de maçã, também são ótimas fontes de líquidos.

Fonte: Harvard Health Letter
Heidi Godman - Executive Editor

BrazilHealth
Recem nascidos devem dormir no quarto dos pais - Claire McCarthy
Por que os especialistas recomendam que os recém-nascidos durmam no quarto dos pais durante o primei...

6 maneiras de usar sua mente para controlar a dor - Harvard Medical School
O relaxamento, a meditação, o pensamento positivo e outras técnicas de mente-corpo podem ajudar a re...

BrazilHealth