logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  Cirurgia Robótica e o Câncer de próstata
Cirurgia Robótica e o Câncer de próstata

Dr. Maurício Rubinstein, Urologia
Publicado em 29/06/2017 - Atualizado em 18/08/2018



Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata foi responsável por cerca de 13.000 casos de mortes entre os homens em 2016. Cerca de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença todos os anos.


Em nosso país, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O aumento do diagnóstico de casos de câncer de próstata nos mostra um cenário onde um maior número de pacientes vem buscando a prevenção e com isso, há um maior número de casos diagnosticados. O lado positivo dessa busca pela prevenção, é que a maioria dos casos diagnosticados, cerca de 90%, são iniciais e passiveis de cura.

O tema prevenção sobre Câncer de próstata gerou muita polemica nos últimos anos. Segundo alguns estudos americanos, o rastreamento universal de toda população masculina (sem considerar idade, raça e história familiar) não parece ser a melhor abordagem. Apesar de associado ao diagnóstico precoce e diminuição da mortalidade, pode trazer malefícios a muitos homens. Individualizar a abordagem é fundamental neste sentido.

Exame de próstata – Os exames indicados são o toque retal e a medida sanguínea do PSA (antígeno específico da próstata). A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que ambos os procedimentos sejam realizados anualmente em homens acima de 50 anos. Se já houver diagnóstico de câncer de próstata na família, o PSA deve começar a ser medido a partir dos 45 anos. Em qualquer idade, a presença de sintomas como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, é indicativa para a realização destes exames e acompanhamento médico.

 

A Cirurgia Robótica e o Câncer de Próstata

A Urologia vem sofrendo nas últimas décadas uma enorme revolução tecnológica no que diz respeito ao uso de instrumentais que possam ser incorporados na prática cirúrgica diária. A utilização do robô da Vinci® faz parte desta nova etapa da especialidade.

O sistema cirúrgico robótico da Vinci® é um sistema de telemanipulação do tipo mestre-escravo, no qual o cirurgião (mestre) fica localizado em um console dentro da sala de cirurgia, e controla remotamente braços robóticos (escra­vos) que executam os procedimentos cirúrgicos. 

      

Sistema Robótico da Vinci, com visão tridimensional ao cirurgião e Console cirúrgico: local onde o cirurgião opera sentado, através de joysticks

Reproduced images should be accompanied by the following copyright notice: ©[year] Intuitive Surgical, Inc.

Esse sistema possibilita a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Essa tecnologia vem sendo apresentada como uma inovação para a melhoria na precisão cirúrgica, no controle dos movimentos e na ergonomia para o cirurgião.

A cirurgia robótica vem crescendo exponencialmente na Urologia desde a realização da primeira Prostatectomia Robô-Assistida (PRA) (indicação da cirurgia robótica mais utilizada e estudada cientificamente) no ano 2000. Após mais de uma década, as publicações com grandes casuísticas, bons resultados e com seguimento a longo prazo estão hoje disponíveis na literatura.

Prostatectomia Robô-Assistida (PRA)

Na última década presenciamos nos Estados Unidos e Europa uma rápida expansão na utilização do sistema robótico quando falamos de câncer de próstata. Cerca de 95% das cirurgias de câncer de próstata nos EUA são realizadas com o auxilio da robótica.

Algumas vantagens da cirurgia robótica:

  • Visualização da imagem em alta definição (1080p) com ampliação de 10x e visualização em 3D
  • Melhor detalhamento dos planos dos tecidos
  • Movimento escalonado com filtração de tremor
  • Melhor ergonomia para o cirurgião (console cirúrgico)
  • Uso de pequenas incisões
  • Retorno mais rápido às atividades diárias
  • Menor tempo de hospitalização
  • Menor perda de sangue e menor taxa de transfusão
  • Redução da dor (a maioria dos pacientes não necessita de medicamento para controle da dor após a alta)
  • Menor risco de infecção

   

Equipe de cirurgia robótica e controles do robô através de joysticks, o que permite o filtro do tremor humano e cirurgias mais precisas.

Reproduced images should be accompanied by the following copyright notice: ©[year] Intuitive Surgical, Inc.

 

Resultados da Cirurgia Robótica:

Sangramento estimado  e taxa de transfusão 

Menor sangramento e diminuição das taxas de transfusão sanguínea são consideradas vantagens claras da Prostatectomia Robô-Assistida quando comparadas a cirurgia tradicional.

Tempo de Internação Hospitalar

O tempo de internação hospitalar é um indicador importante do tempo de convalescença após cirurgia e é freqüentemente considerado uma medida de bem-estar do paciente.

Nos dias atuais, a alta hospitalar dos pacientes submetidos `a Prostatectomia Robótica é realizada na grande maioria dos pacientes com menos de 48 horas.

Resultados Oncológicos   

Diversos estudos americanos e europeus demonstram que a cirurgia robótica é igualmente eficaz no que diz respeito ao controle oncológico da doença, quando comparada `a cirurgia tradicional aberta.

Resultados Funcionais de Continência e Função sexual  

A avaliação de dados sobre continência urinária e função sexual dos pacientes após tratamento cirúrgico é extremamente difícil devido a variações na definição, métodos de coleta de dados e seguimento do paciente no pós-operatório. 

Os resultados funcionais, que avaliam a disfunção erétil e a incontinência urinaria são extremamente animadores nos trabalhos publicados recentemente. Isso faz com que a procura pelo método venha crescendo no mundo todo baseado não somente em relatos de pacientes, mais principalmente em Medicina baseada em evidencia, os trabalhos científicos.

Conclusão:

A Prostatectomia Robótica vem crescendo exponencialmente no mundo todo e seus resultados oncológicos e funcionais são consistentes.

As vantagens da cirurgia robótica como: menor perda sanguínea, menor internação hospitalar e menor morbidade, sobrepõem o aumento de custo que ainda há relacionado com a cirurgia robótica. Aumento esse, que vem diminuindo com a expansão mundial do numero de robôs entre os continentes. As publicações disponíveis na literatura já apresentam follow-ups de mais de 10 anos e  demonstram resultados encorajadores.

Orientações finais:

Devemos conscientizar a população masculina o quanto é importante manter hábitos saudáveis, prestar atenção no próprio corpo e ficar atento aos sinais que ele envia, principalmente à medida que envelhecemos.

Incentivar mudanças de hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos e a redução de comportamentos de risco, é fundamental para promover o diagnóstico precoce das doenças a tempo de buscar a cura.    

Procure um bom professional e faça seus exames.

Deixe um comentário
Foto
Comentários
BrazilHealth
Mais Lidos
Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

Diferença entre limpar e umidificar o nariz. - Dr. Paulo Mendes Jr
Você sabe a diferença entre limpar, umidificar e aliviar o nariz? Especialista explica qual o melhor...

O que é Medicina Integrativa? - Editorial
Na contramão da medicina tradicional e ortodoxa, terapias alternativas estão ganhando cada vez mais ...

O PSA após a cirurgia ou a Radioterapia - Dr. Fernando Maluf
Você sabe qual é o valor do PSA que indica a volta do tumor após a cirurgia? Será que o PSA associad...


Relacionados
A saúde bucal do bebê e da criança - Profa. Dra Maria Salete Nahás Pires Corrêa
A Odontopediatria é a área da Odontologia que cuida de bebês e crianças, e desempenha um papel de im...

5 Passos estimular atenção do seu filho - Dra. Denise Katz
Fase escolar: estimule o domínio da atenção do seu filho em 5 passos. A infância é uma época cheia d...

Abusou no Reveillon? Veja como curar a ressaca! - Redação
A festa foi animada, amigos reunidos e bebidas para brindar a chegada do ano novo? Mas se você acord...

As 5 dietas dos famosos que você deve evitar - Redação
Anualmente, sociedade dietética britânica elege cinco dietas que, embora popularizadas por celebrida...

BrazilHealth