logo

BrazilHealth
Fazer login
Lipoaspiração a Laser no verão?

Dr. Alexandre Senra, Cirurgião Plástico
Publicado em 22/01/2017 - Atualizado em 18/06/2017


O verão está aí e não podemos esquecer que como moramos em um país tropical, desfrutamos de temperaturas mais altas durante a maior parte do ano, e pelo fato de nossos corpos obrigatoriamente ficarem mais expostos (seja pelo vestuário, seja na piscina ou na praia), acabam surgindo algumas insatisfações com aquela gordurinha indesejada, cuja a atividade física durante todo o ano não conseguiu extinguir.
A lembrança deste desconforto, aliado à maior necessidade desta exposição em um país com as características do nosso, contribuem para que a cirurgia plástica brasileira, seja uma das especialidades mais respeitadas no mundo e a primeira em número de intervenções estéticas.
Não é preciso dizer que sua extrema qualidade tem reconhecimento internacional, digno de aplausos aos quase seis mil membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Na busca por este contorno corporal mais belo e harmonioso, uma técnica chamada lipoaspiracão, foi criada há mais de 35 anos, quando Yves-Gérard Illouz a apresentou em um congresso (por coincidências do destino, no Brasil). Com uma grande aceitação científica, ela se consagrou como uma campeã de audiência na cirurgia plástica moderna, sendo o procedimento cirúrgico da nossa especialidade mais realizado em todo o mundo.

Hoje as mulheres e também os homens, na busca por uma aceitação maior de sua imagem, recorrem a lipoaspiração para tratar os acúmulos indesejados de gordura, resistentes ao emagrecimento e aos efeitos da atividade física, que trazem como benefício maior, uma melhora acentuada da autoestima, como dizia nosso grande e estimado mestre, Prof. Ivo Pitanguy.

É claro que ao longo destes mais de 35 anos a lipoaspiração mudou muito, aprimorando-se em relação à técnica tradicional e tornando-se além de segura, bastante eficiente para tratar seus objetivos principais, e nesta posição podemos citar a Lipoaspiração a Laser. Importante dizer que não existe uma época do ano que seja especialmente recomendada como ideal para realização deste tipo de procedimento cirúrgico, pois sempre é tempo de dar uma “retocada” no contorno corporal.
O verão, como qualquer outra estação, é uma oportunidade palpável para tal, com resultados fantásticos e satisfação garantida, já que a Lipo a Laser é uma técnica menos agressiva que a técnica tradicional e que pode proporcionar um pós-operatório mais tranquilo e muito menos doloroso.

Uma das grandes conquistas, desta evolução de técnicas citadas acima, no caso da Lipoaspiração a Laser, foi preservar cada vez mais o paciente, sendo menos traumática, para que seu retorno às atividades rotineiras acontecesse o mais precocemente possível e com a maior disposição possível, sem que a cirurgia se tornasse um impedimento à vida normal.
Portanto, ao mencionar que realizo há mais de 15 anos a Lipoaspiração a Laser, também chamada de Laserlipólise, posso dizer que é realmente uma técnica revolucionária, no que diz respeito ao grande aperfeiçoamento da lipospiração tradicional. Este procedimento ultra moderno da cirurgia plástica é realizado em ambiente cirúrgico, com anestesia local ou peridural, na minha rotina sempre assistida por um anestesiologista (que lhe proporcionará uma sedação para que durma durante a cirurgia).

A Lipoaspiração a Laser consiste na introdução de uma finíssima fibra óptica de aproximadamente 1 mm, que ligado a um aparelho de laser de Nd-YAG, emite a energia em áreas que necessitam que a gordura seja dissolvida e que depois é delicadamente aspirada por finas cânulas. Após esta dissolução, o conteúdo remanescente é um conteúdo oleoso, que na realidade preenche as células de gordura (adipócitos), e que na Lipo a Laser, são rompidas com a ação da energia gerada.
Desta forma, é um procedimento muito menos agressivo que a Lipo tradicional, proporcionando menos sangramento, menor inchaço e com certeza uma recuperação mais rápida, além de outras vantagens, como retração de pele, quase inexistência dos temidos roxos (equimoses) e alta hospitalar geralmente no mesmo dia .

O desejo de um contorno corporal harmônico, seja ele masculino ou feminino, em um país tropical como o nosso, tornam esta cirurgia uma possibilidade real e palpável para se alcançar o resultado pretendido, através deste procedimento que preferencialmente, para não dizer obrigatoriamente, deve ser realizado somente por cirurgiões habilitados. Tenho convicção que este é com certeza o segredo do sucesso, desta importante técnica que faz parte do arsenal cirúrgico dos verdadeiros e preparados cirurgiões plásticos, em busca de resultados sérios e eficientes.

O verão é também uma oportunidade real, já que a recuperação e pós operatório são rápidos e tranquilos para que você possa aproveitar ainda este justo e desejado período de calor, deste país maravilhoso em que vivemos.

BrazilHealth
Obesidade e Cirurgia Bariátrica - Dr. Alexander Morrell
Hoje, aproximadamente 6oo milhões de pessoas no mundo são obesas. Destas, quase 30 milhões somente n...

Dos transtornos alimentares à realidade - Dr. Maurício Hirata
A divulgação de padrões comportamentais e estéticos irreais pelas mídias sociais tem sido uma das pr...

Preocupações com a saúde sexual - Editorial
Os problemas sexuais são muito comuns, mas muitas vezes somos influenciados por uma imagem exagerada...

Diabetes: Mitos e Verdades - Editorial
Muito se lê e ouve falar sobre a diabetes e as vezes não sabemos o que é verdadeiro e o que falso. A...

Como o diabético pode ter melhor qualidade de Vida - Dr. Maurício Hirata
Há 30 anos o rótulo ‘Diabetes’ era praticamente uma sentença de morte lenta e dolorosa. Mas hoje em ...

BrazilHealth