logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  10 Dicas para que pensa em fazer um IronMan
10 Dicas para que pensa em fazer um IronMan

Dr. Gustavo Magliocca, Medicina do Esporte
Publicado em 23/02/2018 - Atualizado em 24/03/2019



Quando pensamos em pessoas que se submetem a uma prova de IronMan (Nadar 3.800m , Pedalar 180km e Correr 42,195 km) imaginamos indivíduos ultrapassando o limite fisiológico e colocando sua saúde em risco em prol de um desafio pessoal.

   

A verdade é que toda e qualquer desafio esportivo esta diretamente relacionado à capacidade condicional de determinado indivíduo e, uma prova como o IronMan, necessita obrigatoriamente que alguns critérios sejam obtidos antes de colocar o corpo ao risco.

Abaixo listamos 10 dicas para pessoas que pensam em fazer um IronMan:

1) Esteja com seus exames médicos em dia - O acompanhamento médico associado a realização de exames de imagem e funcionais se tornam obrigatórios ao indivíduo que quer fazer um IM.

2) Contrate um Treinador Capacitado - um profissional de Educação com larga experiência na modalidade triatlon, com histórico pessoal de inúmeros atletas que fizeram tal prova e, principalmente, capaz de individualizar a atenção que será data ao seu treinamento faz enorme diferencial no processo

3) Construa Gradativamente as Distâncias do Triathlon até chegar no IM - ao longo do ciclo de treinamento vá fazendo provas cuja distancia vá progredindo até chegar no IM. Evite debutar na maior distância, construa uma experiência mínima e extremamente necessária.

4) Tenha um acompanhamento nutricional - a demanda elevada de treinos exige um controle íntimo do Balanço Energético. Inúmeros problemas em triatletas, principalmente do sexo feminino, advém de um controle deficitário do balanço energético

5) O Triathlon exige bons hábitos pessoais - boas horas de sono, um adequado controle alimentar, evitar ao máximo a ingesta de bebidas alcoólicas, uma busca por menores estresses são essenciais para equilibrar a elevada demanda do treinamento.

6) Procure um Fisioterapeuta - uma rotina preventiva, com foco no entendimento mecânico das modalidades e suporte às estruturas músculo-esqueléticas são essenciais ao sucesso de um ciclo regular de treinamento

7) Envolva sua Família no desafio - a fim de evitar conflitos e, principalmente, gerar motivação para a dura rotina de treinos, envolver a família no processo se faz essencial.

8) Tenha uma agenda de treinos bem disciplinada - a evolução do condicionamento depende de uma rotina regular de treinamento. Um bom programa só se faz eficiente se executado de forma plena, por isso organize seus ciclos.

9) Paciência - o tempo não pode ser um vilão! Indivíduos que querem realizar um IM devem entender a importância de estarem prontos, ou seja, somente se submeter a uma prova destas quando seu nível condicional for condizente. Claro que o tempo de treinamento é relativo a idade, ao nível condicional prévio e ao estado de saúde do atleta, mas um período menor que 20 meses de treinamento elevam em muito o risco à saúde do atleta.

10) Faça por prazer o IM - muitas pessoas encaram uma prova como esta motivados pela competição ou pelo desafio proposto por terceiros. Respeitar a prova e, principalmente, o processo até a prova é fundamental para evitar maiores riscos. Desta forma, faça por você o desafio e não, pelos outros.

Deixe um comentário
Foto
Comentários
BrazilHealth
Mais Lidos
Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

O PSA após a cirurgia ou a Radioterapia - Dr. Fernando Maluf
Você sabe qual é o valor do PSA que indica a volta do tumor após a cirurgia? Será que o PSA associad...

Substituição da Válvula Mitral e Aórtica - Dr. Jose Armando Mangione
A cirurgia para a substituição da válvula aórtica é um procedimento que vem ganhando cada vez mais e...

11 alimentos que reduzem o colesterol - Harvard Medical School
Recentemente cardiologistas brasileiros estabeleceram valores mais rígidos de colesterol ruim. Conhe...


Relacionados
A saúde bucal do bebê e da criança - Profa. Dra Maria Salete Nahás Pires Corrêa
A Odontopediatria é a área da Odontologia que cuida de bebês e crianças, e desempenha um papel de im...

10 Dicas Prevenir Dores Articulação da Mandíbula - Profa. Dra Ângela Alves de Aguiar Goto
Conheças 10 dicas para prevenir dores faciais e na articulação da mandíbula.

Mitos e Verdades sobre Câncer de Mama - Antônio Luiz Frasson
Sutiã, próteses de silicone, mamas grandes, usar desodorantes... Causa câncer? Encontre essas e outr...

As dores mais comuns do universo feminino - Dra. Denise Katz
Muitas mulheres brasileiras convivem com dores constantes. Mas você sabe quais são as dores mais com...

BrazilHealth