logo

BrazilHealth
Fazer login
10 Dicas para Cuidar da Pele no Verão

Dra. Adriana Vilarinho, Dermatologia
Publicado em 11/02/2017 - Atualizado em 18/06/2017


 

Hábitos saudáveis e adequados vão te ajudar a manter a pele bonita e radiante o ano inteiro! Seguem algumas dicas para manter a saúde da sua pele nessa estação.

  1. Lavar o rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele (oleosa, mista, seca) e aplicar um creme hidratante ou sérum de preferência recomendado por um dermatologista. Antioxidantes, como vitamina C, resveratrol, entre outros, são ótimos para o verão!
     
  2. Aplicar protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicar a cada três horas. Existem ótimos protetores com toque seco e até uma cor de base que ajudam a reforçar a proteção e deixam a pele com aspecto mais uniforme.
     
  3. Evitar fazer a depilação na véspera da exposição ao sol. Ela deve ser feita com, no mínimo, 48 horas de antecedência. Pode fazer depilação a laser ? Sim ! Mas, evitar o sol nos dias anteriores e logo após a sessão! Se estiver bronzeada, não é recomendado fazer o laser!
  4. Depois de um dia de praia ou piscina, tomar um banho de água morna, evitar água muito quente, para não ressecar a pele e aplicar um hidratante após o banho. Uma pele bem hidratada mantém o bronzeado por mais tempo!
     
  5. Pode fazer laser ou peeling no verão? Pode sim ! É só evitar fazer tratamentos com laser ablativos, que inflamam muito a pele e peelings mais profundos. Hoje em dia existem lasers mais suaves que tratam textura da pele, poros, manchas que não são agressivos e podem ser feitos em qualquer estação do ano.
  6. Fazer esfoliação da pele com sabonete, principalmente no rosto pelo menos uma vez por semana para evitar os indesejáveis ‘cravinhos’ no nariz e manter os poros fechados.
  7. Tirar a maquiagem todos os dias antes de dormir.
     
  8. Comer alimentos que contêm carotenoides, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos deixam a pele mais bronzeada e por mais tempo.
  9. Evitar exposição ao sol entre as 10 e as 16 horas para prevenir queimaduras solares, que causam envelhecimento e o câncer de pele.
  10. Protetor solar de cabelo? Sim! Deve ser usado durante todo verão, principalmente quando for para a praia e piscina, o sol resseca e também queima os fios. O protetor solar ajuda a manter a saúde e a cor dos cabelos.
BrazilHealth
Obesidade e Cirurgia Bariátrica - Dr. Alexander Morrell
Hoje, aproximadamente 6oo milhões de pessoas no mundo são obesas. Destas, quase 30 milhões somente n...

Dos transtornos alimentares à realidade - Dr. Maurício Hirata
A divulgação de padrões comportamentais e estéticos irreais pelas mídias sociais tem sido uma das pr...

Preocupações com a saúde sexual - Editorial
Os problemas sexuais são muito comuns, mas muitas vezes somos influenciados por uma imagem exagerada...

Diabetes: Mitos e Verdades - Editorial
Muito se lê e ouve falar sobre a diabetes e as vezes não sabemos o que é verdadeiro e o que falso. A...

Como o diabético pode ter melhor qualidade de Vida - Dr. Maurício Hirata
Há 30 anos o rótulo ‘Diabetes’ era praticamente uma sentença de morte lenta e dolorosa. Mas hoje em ...

BrazilHealth