logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  10 dicas para um cabelo lindo na praia e piscina
10 dicas para um cabelo lindo na praia e piscina

Redação, Bem Estar
Publicado em 02/01/2018 - Atualizado em 23/04/2018



O verão se aproxima e, com ele, os dias relaxantes de praia e piscina se tornam cada vez mais frequentes. No entanto, a exposição excessiva ao sol, à água salgada do mar ou ao cloro podem danificar o cabelo, por isso são necessários alguns cuidados básicos com as madeixas antes de aproveitar a temporada mais quente do ano. 

 

1- Faça uma hidratação pré-praia e piscina

O tratamento antes das férias de verão ajuda a blindar os fios contra qualquer tipo de agressão, apesar de não dispensar outros cuidados com cabelo durante os dias de praia e piscina. Assim, faça uma boa hidratação com máscaras nutritivas e complexos hidradantes ricos em aminoácidos e óleos vegetais antes de sua viagem.

2- Mantenha o cabelo protegido diariamente

Antes de entrar na piscina ou no mar, aplique um produto sem enxágue (leave-in) e com proteção UV de sua preferência ou indicado por seu cabeleleiro de confiança, para formar uma película protetora nos fios. Essa dica vale para cabelos coloridos e naturais.

3- Umedeça as madeixas com água doce

Nas idas e vindas da água, a maioria das pessoas esquecem de manter os cuidados com o cabelo. Sempre que sair do mar ou da piscina, jogue água doce/potável em todo comprimento para controlar a penetração do cloro e do sal nos fios. Ambas substâncias abrem as cutículas e deixam as madeixas mais sensíveis. Quanto menos contato com elas, menor será o dano capilar. Por isso, nada de deixar o cabelo secar com cloro e sal nos fios.

4- Evite pentear os fios molhados

Cabelos úmidos são mais frágeis e quebram com facilidade. Em vez de passar o pente ou a escova, arrume as madeixas com a ajuda dos dedos.

5- Utilize barreiras físicas de proteção, como guarda-sol, chapéu e boné

Evite muita exposição do cabelo ao sol e aposte no chapéus e bonés que além de proteger suas madeixas, vão dar charme e estilo ao seu look!

6- Coque alto 

Uma boa dica é prender o cabelo ainda seco em um coque alto. Além de evitar o contato com a água, ainda protege boa parte da cabeleira dos raios solares, valoriza o estilo e mantém o cabelo lindo.

7- Nutrição Pós Praia

A dica aqui é investir na nutrição dos fios, utilizando produtos com ativos altamente hidratantes. Caso queira intensificar a ação do produto, troque o seu condicionador de sempre por uma máscara de reparação intensiva. Dessa forma, você vai restaurar a estrutura dos fios fragilizados e ainda formar uma película protetora que vai selar as cutículas prevenindo futuros danos.

8- Evite usar secador e chapinha

No verão, os cabelos já ficam expostos a fatores agressivos naturais, como sol, vento, mar e piscina. Apenas isso já é suficiente para deixá-los mais sensíveis e propensos a quebras. A dica, então, é dar um tempo no secador e na chapinha e apostar em produtos como o leave in, que atua como finalizar e ajuda a desembaraçar e hidratar as madeixas. 
Se o uso do secador for muito necessário, a sugestão é que ele seja usado com o jato de ar a uma distância de 20 a 30 centímetros dos fios para evitar maiores danos. O uso de protetores térmicos antes do secador e da chapinha também são essenciais. 

9- Lave o cabelo todos os dias

Os resíduos de sal e cloro tornam as madeixas secas, pesadas e sem brilho. Para evitar o acúmulo desses resíduos, lave os cabelos todos os dias no verão.

10- Abuse de alimentos antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes podem ser grandes aliados para manter os cabelos saudáveis no verão. Eles ajudam a combater o excesso de radicais livres, comum após um longo período de exposição ao sol.
Antioxidantes orais como morango, uvas vermelhas e roxas, romã, limão, mamão e abacaxi evitam que a cutícula do cabelo se abra e exponha os fios a problemas como falta de maciez e ressecamento. 
A dica é apostar em alimentos que sejam fonte de betacaroteno (cenoura), pigmento natural que atua para retardar o envelhecimento precoce e ajuda na proteção dos fios. 

Deixe um comentário
Foto
Comentários
BrazilHealth
Mais Lidos
Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

Marcapasso Cardíaco - Dra. Denise Hachul
Os marcapassos ajudam as pessoas que possuem ritmo cardíaco lento ou irregular a levarem vidas norma...

Herpes - Sintomas, Tratamentos e Transmissão - Redação
O herpes genital é uma DST que se pega através do contato íntimo. É mais comum em adolescentes e adu...

11 alimentos que reduzem o colesterol - Harvard Medical School
Recentemente cardiologistas brasileiros estabeleceram valores mais rígidos de colesterol ruim. Conhe...


Relacionados
Quais alimentos podem ajudar a prevenir o câncer? - Fernanda Scheer
Estudos mostram que diversos casos de câncer poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida s...

Você tem dores na sola do pé? - Dr. Donaldo Jorge Filho
Essas dores classificadas como neuroma ou dor miofascial são identificadas através de uma avaliação ...

Obesidade - Introdução - Dr. Fábio R. Trujilho
Na semana em que se celebra o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, convidamos o Presidente da Soci...

Cuidados para a pele no inverno - Dra. Adriana Vilarinho
Conheça algumas recomendações para ficar com a pele bonita e saudável durante o inverno.

BrazilHealth